City Tour é a forma mais fácil para conhecer uma cidade nova. O guia vai contando a história, e de uma vez, você já sabe de tudo um pouco. Acabei de fazer o City Tour em Curitiba e adorei ser turista na minha cidade. Vou te contar onde acho que são as paradas mais legais, horários e sites para consultas.
Participei do Sou Curitiba, um projeto em parceria com a Fundação Cultural, Sebrae, Curitiba Convention entre outros, em que Designers e artesãos de Curitiba (PR) criam uma linha especial de souvenirs para cidade. Tive 3 produtos selecionados que você pode ver aqui!
Além de vários cursos, uma das atividades foi um tour por Curitiba.

City Tour Linha Turismo Curitiba : Como funciona o passeio?
A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Ao todo são 26. Com saídas a partir das 9 horas, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade.
A Linha percorre aproximadamente 45 km. O roteiro começa na Praça Tiradentes, que é o marco zero, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Você escolhe os pontos que quer ficar. A cada 30 minutos passa um novo ônibus que você pode embarcar.
Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas – português, inglês e espanhol.
O que levar no Passeio?
Roupa: Use algo confortável e tênis. Se vier no inverno não esqueça a japona ( como é conhecido casaco em Curitiba!)
Água e lanche: Você vai parar nos lugares mas é sempre bom ter uma reserva né?
Repelente e protetor solar: São vários parques com muita vegetação então, um repelente é bem-vindo, principalmente no verão.
Quantos pontos que a linha turismo passa?
Ao todo são 26 pontos. Você pode embarcar e desembarcar em qualquer ponto.
Quanto tempo leva o passeio no ônibus de turismo?
Depende se você vai descer ou não, e quanto tempo vai ficar em cada ponto. Se você não descer em nenhum ponto o passeio todo leva cerca de 3 horas. O nosso, com 4 paradas, levou 4 horas.
Quais melhores pontos para descer?
Eu amo Curitiba então puxo saco mesmo: tudo é lindo! Mas fiz uma seleção, vou te contar onde parei e dar minhas sugestões.
Praça Tiradentes: marco zero no centro de Curitiba
Nosso passeio iniciou na Praça Tiradentes, no centro da Cidade, onde é o marco zero. Ali, além da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, que é lindíssima, você pode ver árvores imunes ao corte e tombadas pelo patrimônio histórico cultural como o Pinheiro Alemão da foto abaixo.

Dica boa: Conheça o café do Paço!
Por ali tem também o Paço da Liberdade, onde funcionou o mercado Municipal até 1914 e depois, foi Construído em 1916, o prédio da antiga Prefeitura.

No chão do café, tem um vidro em que você pode ver remanescentes arqueológicos de parte do piso e das paredes do antigo Mercado Municipal.
Aproveite para tomar um café e comer algum bolo fresquinho do dia!
Pertinho do Paço, tem o calçadão da XV, primeiro do Brasil!
Inclusive, participei de um concurso e meu texto, que falo sobre o calçadão, foi selecionado para compor a coletânea de contos infantis do Sesc.
Então deu pra ver que o centro tá cheio de história boa para conhecer!
Dica: pontos turísticos no centro para fazer a pé
O pontos como o Calçadão da XV, Paço da Liberdade, Universidade Federal, Teatro Guaíra estão pertinho e dá para ir a pé, então, não vale gastar um tíquete do ônibus de turismo. Dá para ver antes ou depois do passeio.
Jardim Botânico de Curitiba
O ônibus quando sai da praça Tiradentes, passa por alguns pontos no centro e segue para o Jardim Botânico, onde desembarcamos.

Qualquer parque de Curitiba é lindo mas o Botânico foi feito de uma maneira especial para compor com beleza natural. A estufa é em ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Fica bem no alto e você te uma bela vista da cidade. Se conseguir vir entre Julho e Setembro, você vai ver um corredor de cerejeiras floridas. Imagem mais linda do mundo!
Acesso: Gratuito
Bosque Alemão de Curitiba
Segunda parada foi o Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre. Ali tem uma trilha com a história de João e Maria e a casa da bruxa, que na verdade é uma biblioteca infantil.

No final da trilha tem o pórtico que reconstitui o frontão da Casa Milla que, construída no início do século na Rua Barão do Serro Azul, representa um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã. A varanda utilizada na réplica é a original.
Tem Oratório de Bach – réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico que existiu no bairro do Seminário- que abriga uma sala de concertos, lanchonete com produtos típicos, guarda municipal e sanitários.
Tem a Torre dos Filósofos, com 15 metras de altura, é um pequeno mirante.
Acesso: Gratuito
Universidade Livre do meio ambiente de Curitiba
Nossa terceira parada foi na Unilivre. Uma pedreira desativada simplesmente incrível. Quando você sai da trilha fechada e vê o lago, parece que esta no parque dos dinossauros! Provavelmente vai ver muitos casais fazendo fotos de pré-wedding. Ali já ficou tradicional para fotos.
Acesso: Gratuito

Torre Panorâmica de Curitiba
Última parada, Mirante! O mirante da Torre Panorâmica fica no ponto mais alto de Curitiba a 109,5 m de altura, o equivalente a 40 andares, e proporciona uma vista em 360º de Curitiba.
Inaugurado em 1991, o local ainda conta com um painel do artista Poty Lazzarotto, que retrata aspectos da vida curitibana.

IMPORTANTE: Não abre às segundas-feiras
IMPORTANTE 2: Só tem 1 elevador pequeno para subir então, as vezes tem fila, principalmente no final de semana. Tem também a questão do tempo pois se o céu estiver encoberto pode prejudicar.
Quais pontos são mais legais?
Amo os lugares que paramos: o Jardim Botânico, Bosque Alemão, Unilivre, Torre Panorâmica. Mas como falei acima, torre pode ter fila ou se o tempo tiver ruim, não vale a pena.
Onde mais eu iria?
Ópera de Arame
Só o teatro se fosse no meio da cidade já valia a visita de tão lindo, agora imagine que ele foi feito no meio da natureza e do ladinho de uma pedreira… Além disso, tem um café com deck com vista para o lago.
Museu Oscar Niemeyer
Conhecido como o “museu do olho”, o MON é uma daquelas obras que você tem ficar admirando. E olha obra de quem né? Tem um café todo em vidro com vista para tudo!
Se tiver um tempo vale olhar as exposições. E o Pôr do Sol por ali é lindo.

Parque Tanguá
Eita parque lindo esse viu? 235.000 m2 de área com mirante a 65m de altura, cascata e um grande jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água- de onde projeta-se o belvedere, na forma de terraço elevado em meio a um tapete verde.

Nos três pisos do belvedere encontram-se distribuídos decks metálicos, bistrô, sanitários públicos, loja e torres para observação. Pôr do Sol por ali vale a pena!

Mercado Municipal
Adoro conhecer os alimentos locais e não tem lugar melhor do que um Mercado Municipal.
Onde eu não iria?
Tem gente que quer conhecer todos os parques, outros acham um mirante dispensável e outros amam o Mercado Municipal para conhecer os alimentos locais. Então é bem pessoal a decisão. Eu ficaria bem doida para conhecer tudo, mas a gente sabe que leva bastante tempo, e natureza é bom contemplar. Sem tempo, eu não desceria no Parque São Lourenço, Tingui e Barigui.
Onde consultar horários dos ônibus, parques e museus?
Para ver detalhes de todos os pontos acesse o site da Prefeitura de Curitiba Aqui!
Horários do ônibus em cada ponto acesse o site da URBS Aqui!
Funcionamento dos parques e museus ligue 156
Exposições do MON: Clique Aqui!
Atenção: A linha turismo não opera as segundas-feiras (Exceto no período de férias escolares e em feriados)
O City Tour em Curitiba com o ônibus de turismo vale a pena?
Mesmo com a facilidade que a internet proporciona de podermos organizar nossos passeios, eu gosto de City Tour. Curitiba é super bem sinalizada com placas indicativas, mas os pontos turísticos são distantes um do outro, e sem conhecer a cidade pode levar mais tempo, além de gastar mais com deslocamento.
O passeio é organizado, o ônibus é novo e confortável e ainda tem as opções das paradas. Como pode ficar nos pontos que quiser, você não fica preso com o grupo, como são os passeios tradicionais em que tem sempre alguém que atrasa.
Então, na minha opinião, vale muito a pena o passeio. Curitiba é linda, e se eu Curitibana raiz fiquei encantada, você vai fazer as malas e mudar para cá!