City Tour no ônibus de Turismo em Curitiba – Principais pontos turísticos

City Tour é a forma mais fácil para conhecer uma cidade nova. O guia vai contando a história, e de uma vez, você já sabe de tudo um pouco. Acabei de fazer o City Tour em Curitiba e adorei ser turista na minha cidade. Vou te contar onde acho que são as paradas mais legais, horários e sites para consultas.

Participei do Sou Curitiba, um projeto em parceria com a Fundação Cultural, Sebrae, Curitiba Convention entre outros, em que Designers e artesãos de Curitiba (PR) criam uma linha especial de souvenirs para cidade. Tive 3 produtos selecionados que você pode ver aqui!

Além de vários cursos, uma das atividades foi um tour por Curitiba.

Vista do túnel no parque Tanguá em Curitiba

City Tour Linha Turismo Curitiba : Como funciona o passeio?

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Ao todo são 26. Com saídas a partir das 9 horas, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade.

A Linha percorre aproximadamente 45 km. O roteiro começa na Praça Tiradentes, que é o marco zero, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Você escolhe os pontos que quer ficar. A cada 30 minutos passa um novo ônibus que você pode embarcar.

Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas – português, inglês e espanhol.

O que levar no Passeio?

Roupa: Use algo confortável e tênis. Se vier no inverno não esqueça a japona ( como é conhecido casaco em Curitiba!)

Água e lanche: Você vai parar nos lugares mas é sempre bom ter uma reserva né?

Repelente e protetor solar: São vários parques com muita vegetação então, um repelente é bem-vindo, principalmente no verão.

Quantos pontos que a linha turismo passa?

Ao todo são 26 pontos. Você pode embarcar e desembarcar em qualquer ponto.

Quanto tempo leva o passeio no ônibus de turismo?

Depende se você vai descer ou não, e quanto tempo vai ficar em cada ponto. Se você não descer em nenhum ponto o passeio todo leva cerca de 3 horas. O nosso, com 4 paradas, levou 4 horas.

Quais melhores pontos para descer?

Eu amo Curitiba então puxo saco mesmo: tudo é lindo! Mas fiz uma seleção, vou te contar onde parei e dar minhas sugestões.

Praça Tiradentes: marco zero no centro de Curitiba

Nosso passeio iniciou na Praça Tiradentes, no centro da Cidade, onde é o marco zero. Ali, além da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, que é lindíssima, você pode ver árvores imunes ao corte e tombadas pelo patrimônio histórico cultural como o Pinheiro Alemão da foto abaixo.

Pinheiro Alemão

Dica boa: Conheça o café do Paço!

Por ali tem também o Paço da Liberdade, onde funcionou o mercado Municipal até 1914 e depois, foi Construído em 1916, o prédio da antiga Prefeitura.

Paço da Liberdade em Curitiba

No chão do café, tem um vidro em que você pode ver remanescentes arqueológicos de parte do piso e das paredes do antigo Mercado Municipal.

Aproveite para tomar um café e comer algum bolo fresquinho do dia!

Pertinho do Paço, tem o calçadão da XV, primeiro do Brasil!

Inclusive, participei de um concurso e meu texto, que falo sobre o calçadão, foi selecionado para compor a coletânea de contos infantis do Sesc.

Então deu pra ver que o centro tá cheio de história boa para conhecer!

Dica: pontos turísticos no centro para fazer a pé

O pontos como o Calçadão da XV, Paço da Liberdade, Universidade Federal, Teatro Guaíra estão pertinho e dá para ir a pé, então, não vale gastar um tíquete do ônibus de turismo. Dá para ver antes ou depois do passeio.

Jardim Botânico de Curitiba

O ônibus quando sai da praça Tiradentes, passa por alguns pontos no centro e segue para o Jardim Botânico, onde desembarcamos.

Jardim Botânico em Curitiba

Qualquer parque de Curitiba é lindo mas o Botânico foi feito de uma maneira especial para compor com beleza natural. A estufa é em ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Fica bem no alto e você te uma bela vista da cidade. Se conseguir vir entre Julho e Setembro, você vai ver um corredor de cerejeiras floridas. Imagem mais linda do mundo!

Acesso: Gratuito

Bosque Alemão de Curitiba

Segunda parada foi o Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre. Ali tem uma trilha com a história de João e Maria e a casa da bruxa, que na verdade é uma biblioteca infantil.

Torre dos Filósofos – Bosque Alemão em Curitiba

No final da trilha tem o pórtico que reconstitui o frontão da Casa Milla que, construída no início do século na Rua Barão do Serro Azul, representa um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã. A varanda utilizada na réplica é a original.

Tem Oratório de Bach – réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico que existiu no bairro do Seminário- que abriga uma sala de concertos, lanchonete com produtos típicos, guarda municipal e sanitários.

Tem a Torre dos Filósofos, com 15 metras de altura, é um pequeno mirante.

Acesso: Gratuito

Universidade Livre do meio ambiente de Curitiba

Nossa terceira parada foi na Unilivre. Uma pedreira desativada simplesmente incrível. Quando você sai da trilha fechada e vê o lago, parece que esta no parque dos dinossauros! Provavelmente vai ver muitos casais fazendo fotos de pré-wedding. Ali já ficou tradicional para fotos.

Acesso: Gratuito

Unilivre Curitiba

Torre Panorâmica de Curitiba

Última parada, Mirante! O mirante da Torre Panorâmica fica no ponto mais alto de Curitiba a 109,5 m de altura, o equivalente a 40 andares, e proporciona uma vista em 360º de Curitiba.

Inaugurado em 1991, o local ainda conta com um painel do artista Poty Lazzarotto, que retrata aspectos da vida curitibana.

Vista da Torre Panorâmica em Curitiba

IMPORTANTE: Não abre às segundas-feiras

IMPORTANTE 2: Só tem 1 elevador pequeno para subir então, as vezes tem fila, principalmente no final de semana. Tem também a questão do tempo pois se o céu estiver encoberto pode prejudicar.

Quais pontos são mais legais?

Amo os lugares que paramos: o Jardim Botânico, Bosque Alemão, Unilivre, Torre Panorâmica. Mas como falei acima, torre pode ter fila ou se o tempo tiver ruim, não vale a pena.

Onde mais eu iria?

Ópera de Arame

Só o teatro se fosse no meio da cidade já valia a visita de tão lindo, agora imagine que ele foi feito no meio da natureza e do ladinho de uma pedreira… Além disso, tem um café com deck com vista para o lago.

Museu Oscar Niemeyer

Conhecido como o “museu do olho”, o MON é uma daquelas obras que você tem ficar admirando. E olha obra de quem né? Tem um café todo em vidro com vista para tudo!

Se tiver um tempo vale olhar as exposições. E o Pôr do Sol por ali é lindo.

Pôr do Sol Museu Oscar Niemeyer

Parque Tanguá

Eita parque lindo esse viu? 235.000 m2 de área com mirante a 65m de altura, cascata e um grande jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água- de onde projeta-se o belvedere, na forma de terraço elevado em meio a um tapete verde.

Parque Tanguá Curitiba

Nos três pisos do belvedere encontram-se distribuídos decks metálicos, bistrô, sanitários públicos, loja e torres para observação. Pôr do Sol por ali vale a pena!

Pôr do sol parque Tanguá

Mercado Municipal

Adoro conhecer os alimentos locais e não tem lugar melhor do que um Mercado Municipal.

Onde eu não iria?

Tem gente que quer conhecer todos os parques, outros acham um mirante dispensável e outros amam o Mercado Municipal para conhecer os alimentos locais. Então é bem pessoal a decisão. Eu ficaria bem doida para conhecer tudo, mas a gente sabe que leva bastante tempo, e natureza é bom contemplar. Sem tempo, eu não desceria no Parque São Lourenço, Tingui e Barigui.

Onde consultar horários dos ônibus, parques e museus?

Para ver detalhes de todos os pontos acesse o site da Prefeitura de Curitiba Aqui!

Horários do ônibus em cada ponto acesse o site da URBS Aqui!

Funcionamento dos parques e museus ligue 156

Exposições do MON: Clique Aqui!

Atenção: A linha turismo não opera as segundas-feiras (Exceto no período de férias escolares e em feriados)

O City Tour em Curitiba com o ônibus de turismo vale a pena?

Mesmo com a facilidade que a internet proporciona de podermos organizar nossos passeios, eu gosto de City Tour. Curitiba é super bem sinalizada com placas indicativas, mas os pontos turísticos são distantes um do outro, e sem conhecer a cidade pode levar mais tempo, além de gastar mais com deslocamento.

O passeio é organizado, o ônibus é novo e confortável e ainda tem as opções das paradas. Como pode ficar nos pontos que quiser, você não fica preso com o grupo, como são os passeios tradicionais em que tem sempre alguém que atrasa.

Então, na minha opinião, vale muito a pena o passeio. Curitiba é linda, e se eu Curitibana raiz fiquei encantada, você vai fazer as malas e mudar para cá!

Joseane Pesuschi

Especialista em algumas coisas e nexialista em todas as outras! Contadora de histórias, escritora, artista, colagista e marketeira digital. Louca pelo WordPress, palavras-chave e produção de conteúdo.