El Ateneo: A livraria mais linda do mundo está em Buenos Aires. Você tem que conhecer!

Quem é leitor fervoroso vai entender o que estou falando. Quando elaborei o  roteiro de Buenos Aires meu primeiro programa quando pisasse em terras argentinas era conhecer a livraria mais linda do mundo: El Ateneo, divinamente hospedada no antigo teatro Gland Splendid.

Ficamos no  Dazller Recoleta, um hotel contemporâneo  super charmoso na Av. Gral. Las Heras 2163 . Próximo do hotel, para ir a pé, tem a Floralis Generica, o famoso cemitério da Recoleta, o delicioso café La Biela, a Avenida Alvear com sua lojas de grifes famosas e a lindíssima livraria El Ateneo.

Aproveitamos para conhecer o bairro e fomos numa caminha de uns 15 minutos até a livraria . Eram umas 7 horas de uma noite fria típica argentina. Muitas pessoas passeando com seus cães e ainda um grande movimento de carros e pessoas voltando para suas casas.

A Entrada da livraria é pequena mas não se deixe enganar, tem um mundo mágico lá dentro!  São vários andares com mais de 120 mil títulos em estoque além de  Cds, DVS.

Fachada da Livraria El Ateneo

Na livraria atual permaneceu o esplendor do teatro Teatro Gland Splendid, com a cúpula pintada, as varandas originais, ornamentação intacta e até cortinas de veludo.

Pessoas sentadas imersas em livros lendo em mesas, poltronas confortáveis  e até sentadas  no carpet pelo chão. Cliques e selfies estão por todos os lados. Para completar, a livraria tem  um café com piano bar e as melhores mediaslunas do planeta!

Interior da Livraria El Ateneo

História do Teatro Gland Splendid

O teatro foi construído em 1919 por Max Glucksman. Tinha quatro fileiras de palcos e uma platéia para 500 pessoas. Pelo o teatro desfilaram grandes personalidades do tango, Carlos Gardel e Ignacio Corsini e Roberto Firpo (ele dedicou o tango Gran Splendid, em 1927). Paquita Bernardo em 1924 recebeu o prêmio em sexto lugar no concurso de tango realizado pela primeira vez no teatro.

O interior da cúpula foi pintado por Nazareno Orlandi. É uma representação alegórica da Paz, pintado em 1919 como uma festa para o final da Primeira Guerra Mundial. A paz é representada por uma figura feminina sensual pintada em uma escadaria cercada por flores.

Livraria El Ateneo Grand Splendid

Endereço: Avenida Santa Fe 1860. Telefone: 4813.6052

Horário de atendimento: Segunda a Quinta 9:00-22:00 hs, Sexta e Sábado das 09:00 às 24:00 hs, Domingos 12:00-22:00 hs.

Joseane Pesuschi

Especialista em algumas coisas e nexialista em todas as outras! Contadora de histórias, escritora, artista, colagista e marketeira digital. Louca pelo WordPress, palavras-chave e produção de conteúdo.