Souvenir Curitiba: conheça os produtos selecionados para representar a Capital

Mais uma edição do Sou Curitiba, projeto que escolhe produtos com design diferenciado para representar a cidade, e meu estúdio BJO, teve 3 produtos selecionados para serem o Souvenir de Curitiba. Estou pulando de felicidade! Logo tem muito BJO espalhado por aí!

O projeto todo levou cerca de 3 meses e entre palestras, oficinas e consultorias foram surgindo as ideias. Tenho milhares de horas e caracteres escritos sobre turismo e souvenir de vários  destinos visitados. Só estava faltando desenvolver algo único para minha Cidade natal e amada Curitiba!

Capicuri : Porta-copos para decorar e usar!

Processo Criativo para o Souvenir

Fui muito influenciada pelas minhas vivências e bagagem cultural. Como escrevo sobre turismo, conheço muitos lugares, hotéis, paisagens e souvenir de todo canto que fui.

Sou muito minimalista. Não gosto de acumular coisas e não consigo comprar algo que não seja útil. Então o processo criativo foi baseado em pesquisas sobre o Turismo e o Turista mas meu gosto pessoal influenciou muito na criação. Fiz pensando em algo que eu queria comprar em uma viagem. Objetos com arte que eu pudesse decorar, usar e lembrar da Cidade.

Criando o Souvenir

As ideias pipocavam na minha cabeça de uma forma tão intensa, que poderia abrir uma loja inteira de Souvenir Curitibano. Tirar a ideia do papel é que são elas…

Sou muito persistente. Se não fosse assim, teria desistido no começo. Criar um produto que tem que ser aprovado para representar a Cidade não é fácil!

Materiais, fornecedores e muitos testes até conseguir materializar os produtos.

Pensava em uma cor, imprimia virava outra. Escolhia um material ele era muito caro ou não funcionava. Achava que o produto tava pronto e a consultoria de design achava detalhes pra ajustar.

Depois de muito correr para lá e pra cá, finalizei o processo com os 3 produtos que apresentei aprovados!  Valeu a pena a correria.

Souvenir: Produtos Selecionados

TABELA PERIÓDICA CURITIBANA: Caneca e imã de geladeira

Tabela periódica quem não conhece? Curitiba tem uma só dela! É a nova sensação dos Turistas e também dos Curitibanos. A cidade tem um jeito próprio de falar como vina, penal, leite quente entre outros, e essas palavras estampam canecas e imãs de geladeira em forma de tabela periódica. Em cada “elemento” tem a data de fundação da cidade e a população. É muito top!

Caneca Tabela Periódica Curitibana

CAPICURI: Porta-copos para decorar e usar

Capicuri é um porta copos em forma de Capivara para montar, decorar e usar. É tão fofa que já virou a queridinha!

Capicuri e Jô Pesuschi

BÉRATONE: imãs

Uma mistura de PANTONE com Béra, como é chamada cerveja em Curitiba, viraram uma cartela de imãs com as cores das cervejas.

Sobre o Projeto Sou Curitiba

Sou Curitiba, um projeto do Sebrae em parceria com a Fundação Cultural, Centro Brasil Design, Curitiba Convention entre outros, em que Designers e artesãos de Curitiba (PR) criam uma linha especial de souvenirs para cidade.


Sobre o Estúdio BJO

BJO é um estúdio de histórias escritas e coladas. Eu, Jô Pesuschi, artista visual e escritora, sou a mão por trás da caneta, papel, cola e teclado.

Atenção: Os produtos – Tabela Periódica Curitibana, Capicuri e Bératone, são protegidos pela lei do direito autoral. Proibida a cópia da arte, mesmo que parcial, sem autorização da artista!

Onde comprar Souvenir em Curitiba?

Que tal os produtos? Você pode comprar direto aqui no Blog ou em nossa loja virtual www.bjo.com.br

Também, estão nas lojas da Prefeitura #curitibasualinda para curitibanizarem o mundo!

Largo da Ordem – Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico, Centro – Curitiba – PR

Mercado Municipal – Av. Sete de Setembro 1865 – Centro – Curitiba-PR

Torre Panorâmica – Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo 191 – Mercês – Curitiba-PR


Joseane Pesuschi

Especialista em algumas coisas e nexialista em todas as outras! Contadora de histórias, escritora, artista, colagista e marketeira digital. Louca pelo WordPress, palavras-chave e produção de conteúdo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.